Web Hosting

3 coisas que simplificam a rotina diária

A nossa rotina diária é muito importante, assim como a sua simplificação, neste caso em 3 passos.

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/3-coisas-que-simplificam-a-rotina-diaria/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Olá a todos,

Venho falar-vos hoje sobre a nossa rotina diária, sabendo que a maior parte de nós, passa a vida a correr. De casa para o trabalho, do trabalho para casa, ou para ir buscar os miúdos, tudo passa a correr nos dias de hoje. Tanto para pessoas com ou sem dores crónicas, os dias são cansativos e extenuantes.

Como vivemos hoje em dia

A maior parte de nós tem para si e para aquilo que gosta de fazer, com sorte, um tempinho ao final do dia, já tarde e quando estamos cansados. Nessa altura, alguns de nós simplesmente caem no sofá, sem vontade de fazer nada e outros ficam até mais tarde a fazer o que gostam. Tudo isto tem consequências logo na manhã seguinte, que se torna bem mais cansativa.

Viver assim, é duro, mas nós fazemos esta vida, dia após dia, sem nos questionarmos, se poderíamos alterar algo na nossa rotina diária, que nos fizesse ter mais tempo.

3 coisas que simplificam a rotina diária

Original photo by Seth Macey on Unsplash

Uma das formas mais fáceis de simplificar as nossas rotinas diárias, é diminuir claramente o número de decisões que temos que tomar, deixando assim mais tempo para nos concentrarmos no resto. Alguns exemplos simples de como alterar a nossa rotina diária:

 

1. Preparar a mesa do pequeno almoço na noite anterior

Sei que pode soar absurdo, quem é que ao fim do dia vai querer estar a preparar a mesa para o dia seguinte! Eu sei que pode ser difícil ao início, mas não se perde nada em tentar. Tento deixar a caneca do chá já ao pé do fervedor, que enchi com água, o pão já na torradeira, a manteiga e a banana em cima da mesa juntamente com os talheres, o prato e o guardanapo.

Como podem ver da breve descrição, o meu pequeno almoço não é nada demasiado elaborado. Ao simplificar e arranjar uma pequena rotina do que como de manhã, também me permite saber melhor como organizar as compras da semana.

 

2. E as nossas tralhas? As chaves, os óculos, a mala…

Todas as nossas coisas devem ter um local fixo para estarem. Podemos ter um despeja bolsos, onde colocamos as chaves e as tralhas que trazemos nos bolsos e um banco ou uma mesa de apoio, onde colocamos a mala (isto especialmente válido para nós, mulheres). Podem não ter noção, mas de manhã chegar ao sítio e ter tudo o que necessitamos para sair de casa, poupa-me pelo menos uns 5 a 10 minutos. E a vocês, será que vos ajuda?!

 

3. Arranjar um “uniforme”

Esta ideia está muitas vezes associada ao guarda-roupa em cápsula (capsule wardrobe), que nos permite com um número reduzido de peças de roupa, criar um guarda-roupa versátil e diversificado. Dentro desse guarda-roupa reduzido, arranjamos 3 ou 4 conjuntos que adoramos vestir e que nos permitem uma redução do tempo que necessitamos para nos arranjarmos.

Para quem tem dores crónicas é uma maravilha. O roupeiro deixa de estar atulhado de roupas, deixamos de ter de fazer um esforço enorme para tirar qualquer coisa lá de dentro e sobretudo, ajuda-nos a reduzir o número de decisões que tomamos logo de manhã.

Se não quisermos arranjar um guarda-roupa em cápsula, ou ainda não tivermos tido tempo de o fazer, podemos sempre preparar a roupa que vamos vestir no próximo dia, no dia anterior.

Para veres mais dicas de como podes arranjar um guarda-roupa em cápsula e reduzir o teu roupeiro, consulta o post Um passo gigantesco para um guarda-roupa reduzido.

 

Alterações que trazem melhorias

Estas são três pequenas alterações, que acreditem ou não, conseguem reduzir o tempo que andamos à procura das nossas coisas de manhã. Conseguimos ter um ganho de mais ou menos 30 minutos. Para muitos de nós, 30 minutos de manhã, pode equivaler a mais 30 minutos de sono.

Com estes ajustes e outros que irei partilhar brevemente, demoro hoje em dia entre tomar banho, arranjar-me, tomar pequeno almoço, fazer a cama, arrumar o quarto e estar de saída, uns 40 minutos, antes nunca menos de 1 hora e meia. É uma grande diferença não achas?

Como há outras pessoas que pensam como nós em simplificar, deixo o link para algo mais completo, para quem quiser ler Scale it Simple: 30 Rules to Help you Simplify your Life. Se tentarem aplicar algumas destas sugestões, contem-me o resultado, adorava saber o que acharam.

 

Raquel

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/3-coisas-que-simplificam-a-rotina-diaria/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *