Web Hosting

3 Formas criativas de poupar água na casa de banho

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/3-formas-criativas-de-poupar-agua-na-casa-de-banho/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Olá a todos,

Ao contrário dos primeiros posts que escrevi, este não vai falar sobre minimalismo. Como a maior parte de nós devia saber, o nosso país tem vindo a passar por períodos de seca extrema nos últimos anos. Apesar dessa situação verifico que muitos de nós ainda não temos a noção de que estivemos em seca extrema nesses anos. A minha mais básica teoria é que não nos consciencializamos disso, dado a nossa torneira continuar a verter água, mesmo nessas alturas.

Estamos agora na primavera, quase a entrar no verão e apesar deste ano ter chovido bastante, ainda há barragens no nosso lindo país, que não estão com a capacidade que deviam. Assim sendo, acho que deve ser dever de todos nós, especialmente aqueles que ainda têm uma vida pela frente e querem ou já têm uma família, cuidar dos nossos recursos naturais.

O mais difícil é dar o primeiro passo, dá algum trabalho e muitas vezes estamos tão cansados, que não nos apetece estar a pensar em como posso poupar água em casa! Temos uma serie de chamadas recorrentes de como se deve poupar água, que todos nós até já sabemos de cor:

  • Tomar duche ao invés de banho
  • Fechar a torneira quando lavamos os dentes
  • Fechar a torneira quando tomamos banho
  • Colocar garrafas de água cheias dentro do autoclismo

Isto é o que é publicitado no dia a dia! Mas sabem que mais? Nós podemos fazer muito mais para além disto! Podemos reduzir o consumo de água nas nossas casas drasticamente, sem perdermos qualidade de vida e preservando o planeta para nós e para os nossos filhos.

 

3 Formas criativas de poupar água na casa de banho

Hoje é dia de falar de outras formas eficientes e mais criativas para pouparmos água na casa de banho. Muitas vezes não pensamos muito sobre este tema, por muito que nos preocupemos com o ambiente, devido às nossas vidas preenchidas até ao limite! Consigo identificar-me com isso! Descobri que para além de bom para o ambiente pode ser até bastante divertido arranjar formas criativas para pouparmos água. Junta um pouco de diversão a algo tão sério só faz bem.

Agora vamos ao que realmente interessa, quais são as 3 formas criativas de poupar água na casa de banho a que me refiro. Não te esqueças, são criativas para mim, para ti que já fazes algo parecido, pode já só fazer parte da tua rotina.

Conheçam agora as 3 formas criativas de poupar água na casa de banho que aplico em casa:

1. Colocar um balde para a água do banho enquanto esta aquece

Muitos de nós já tomam um duche e param a água enquanto se ensaboam. Agora esquecemos-nos de que antes de começarmos a tomar o nosso duche, normalmente deixamos correr a água até esta aquecer! Esta água não está suja e pode ser perfeitamente reaproveitada.

Podemos passar a ter um balde dentro do duche e até a água aquecer, deixamos que o balde encha. Temos duas hipóteses, ou enchemos o balde dentro do duche e depois retiramos antes de iniciar o duche, ou optamos por colocar o balde logo cá fora e esticamos a cabeça do duche. Depois podemos tomar o nosso duche calmamente.

Com esta brincadeira podemos poupar entre 5 e 20 litros de água por duche, dependendo se temos ou não caldeira em casa. Façam as contas de quanto não poupamos anualmente... é uma brutalidade. Para quem toma banho todos os dias, pode poupar entre 1.825 litros e 5.475 litros anuais respetivamente.

Water saving in the bathroom

Photo by yip vick on Unsplash

SUBESCREVE A NEWSLETTER

Os dados recolhidos, apenas servirão para enviar a Newsletter, que poderás cancelar a qualquer momento.

Por favor aguarde

Obrigada por subescreveres a newsletter!

Espero estar à altura das tuas expectativas 🙂

 

2. Poupar água não lavando o cabelo com tanta frequência (dia sim dia sim ou dia sim dia não)

Eu sei como dá vontade sempre que começamos a ver o nosso cabelo oleoso, ir logo lavar o cabelo! Para o nosso próprio bem, vamos tentar não o fazer.

Quanto mais lavamos o cabelo, mais oleoso ele fica! Cada vez que lavamos o cabelo, retiramos os óleos naturais produzidos para proteger o nosso cabelo, se o lavamos com demasiada frequência, ele começa a produzir óleo em excesso que por sua vez torna o cabelo cada vez mais oleoso. Portanto, vamos tentar lavar o cabelo com menos frequência, nomeadamente de 3 em 3 dias.

É possível, mesmo quando temos o cabelo oleoso, e acreditem que eu sou pessoa que o tem assim. Comecei por lavar o cabelo de dois em dois dias, ao segundo dia ele já estava oleoso, então colocava champô seco ou de preferência pó de talco que tem menos químicos. Espalhava na raiz e até onde estivesse oleoso e deixava atuar durante 10 a 15 minutos, enquanto me arranjava para sair e depois escovava.

Com o passar do tempo, o cabelo começou a ficar menos oleoso e passei a aguentar 3 dias sem o lavar. Passei apenas a colocar o pó de talco ao terceiro dia. Não foi de um dia para o outro, ainda levou pelo menos uns seis meses até conseguir.

Agora passamos à parte interessante, afinal sabemos quanto gastamos de água adicional num duche cada vez que lavamos o cabelo? Em média para cabelos compridos e médios, gastamos 20 litros de água por lavagem, ao invés dos cabelos curtos que gastam 8 litros.

Podemos dizer que passar de lavar de 2 em 2 dias, para 3 em 3, nos pode poupar mensalmente cerca de 100 litros para cabelos médios/compridos e 40 litros para cabelos curtos. No final do ano a poupança pode em média chegar aos 1.200 litros e 480 litros respetivamente. Temos que admitir, que são números bastante elevados!

3. Poupar água usando um copo com água quando lavamos os dentes

Quando deixamos de lavar os dentes com a torneira a correr, poupamos em média 10 litros de água, a poupança normal que todos ouvimos falar. Podemos poupar ainda pelo menos mais 0,5 litros se usarmos um copo que enchemos com água, ao invés de usarmos a água corrente para lavar os dentes.

Apesar da poupança não parecer substâncial à primeira vista, partindo do princípio que lavamos os dentes pelo menos 2 vezes ao dia, temos uma poupança de cerca de 730 litros anuais.

 

Quanto conseguimos poupar de água com estas brincadeiras

Implementarmos estas medidas adicionais para poupar água na casa de banho, implica uma poupança substâncial. Tendo em conta que numa das divisões da casa onde se gasta mais água conseguimos uma poupança bastante elevada com 3 medidas relativamente simples, que associadas às que normalmente já se efetuam, contribuem para que os nossos recursos possam ser utilizados com maior consciência e racionalidade. Assim quando necessitarmos de água, há mais probabilidade que ela não falte!

No final de contas quanto poupamos anualmente? Podemos poupar em média entre 3.000 a 7.400 litros!!! Este valor, tem impacto não só no ambiente, como na nossa fatura da água.

Talvez hoje não façamos muitas das poupanças geralmente sugeridas, mas sendo os nossos recursos hídricos cada vez mais escassos, podemos tentar pelo menos começar a integrar algumas das sugestões para poupar água na nossa rotina. Um dia mais tarde, vamos perceber como estas decisões que tomámos hoje, tiveram impacto.

Não importa que olhemos para o lado e os outros ainda não o façam, uma pessoa mais a fazer é melhor que uma a menos. Para além disso o que se faz ou não fica na consciência de cada um.

 

O que podemos fazer quando temos dificuldade em começar a poupar água

O que aprendi por mim própria, é que aprender a poupar é um processo. Apesar deste post não ser sobre minimalismo, a verdade é que ao adaptarmos alguns conceitos minimalistas, estes nos ajudam a mudar a nossa forma de estar e de racionalizar o que usamos, podes ver algumas vantagens no post 18 vantagens do minimalismo que te vão inspirar a mudar.

Quando a nossa forma de pensar altera, torna-se mais fácil pensarmos em poupar ou racionalizar o que usamos, não só em bens materiais, mas também em recursos naturais como a água. Portanto se estiveres com dificuldade em começar a poupar água, podes começar por te informares sobre um conceito racional como o minimalismo, pode ajudar-te a alterar a forma como percecionas o mundo.

 

Raquel

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/3-formas-criativas-de-poupar-agua-na-casa-de-banho/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *