Web Hosting

3 Formas de poupar água na cozinha

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/3-formas-de-poupar-agua-na-cozinha/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Olá a todos,

Estamos numa época em que poupar os nossos recursos naturais deve fazer parte da nossa cultura, para que possamos usufruir deles no futuro. Um dos recursos mais escassos no nosso planeta é a água. Esta representa uma fonte de vida para todo o planeta e todos os seres vivos.

Assim sendo, depois de vos ter apresentado 3 Formas criativas de poupar água na casa-de-banho, venho complementar esse post com 3 formas de poupar água na cozinha. Apresento-vos primariamente abaixo algumas das dicas mais usuais, que encontramos em todos os panfletos:

  • Manter a canalização em bom estado
  • Fechar bem as torneiras
  • Colocar redutores nas torneiras
  • Nas máquinas de lavar, usar cargas completas

Hoje em dia esta informação está disponível por todo o lado, mas muitas vezes decidimos ignorar. Muitas vezes pensamos que só uma pessoa não faz a diferença, mas estamos enganados, cada um de nós faz a diferença, quando se trata de poupar o meio ambiente e os recursos que este nos disponibiliza. Muitas vezes não pensamos nisso, mas somos uns sortudos, pois tudo o que necessitamos está a uma distância reduzida.

Cabe a nós fazer uma boa utilização dos recursos que o planeta nos disponibiliza, para que possamos ter um planeta amanhã. Apenas temos um planeta, temos que começar a preservar o que ele nos dá.

 

3 Formas de poupar água na cozinha

Com o verão à porta, temos que fazer esforços redobrados para poupar água. A cozinha, é dos sítios onde gastamos bastante água, assim sendo, vale a pena adicionar umas dicas quanto ao que fazer.

Às vezes para que possamos proteger o nosso ambiente, é necessário voltar aos métodos do passado, que usavam os nossos avós e bisavós. Também sei como conseguimos ser resistentes a este tipo de mudança, mas podemos pelo menos tentar... uma vez na vida não é para aumentar o nosso ego, mas sim para um bem maior.

3 Formas de poupar água na cozinha

Original photo by Christin Hume on Unsplash

SUBESCREVE A NEWSLETTER

Os dados recolhidos, apenas servirão para enviar a Newsletter, que poderás cancelar a qualquer momento.

Por favor aguarde

Obrigada por subescreveres a newsletter!

Espero estar à altura das tuas expectativas 🙂

1. Água usada na lavagem de alimentos

Há muitos anos atrás, os nossos avós usavam alguidares para lavar os alimentos, quer porque tinham poços que ficavam longe, quer porque tinham pouco dinheiro e tentavam poupar no essencial. Com o passar do tempo e com a facilidade de acesso à água, temos vindo a perder alguns bons hábitos que eles tinham.

Cá em casa retomámos a lavagem de alimentos dentro de alguidares. Para que fiquem bem limpos e sem adicionarmos químicos ou produtos caros, colocamos na água umas gotas de vinagre. A parte boa, é que o vinagre não faz mal às plantas, assim sendo, podemos aproveitar a água usada na lavagem dos legumes, para regar as plantas.

Assim conseguimos poupar na quantidade de água usada na lavagem de alimentos e reaproveitar a mesma na integra para as nossas plantas, sem desperdício dos nossos recursos.

2. Usar um alguidar para lavar a loiça

Tal como no ponto anterior, passámos a também usar alguidares para lavar a loiça, sempre que não é lavada na máquina. Passámos a ter dois alguidares, um com água e detergente e outro apenas com água. Cá em casa, usamos um detergente caseiro feito à base de sabão rosa, assim sendo, não contém tantos químicos como os que compramos no supermercado e desengordura bem melhor.

Colocamos a loiça suja no alguidar com detergente e passamos depois no alguidar com água para retirar o detergente. Quando o segundo alguidar com água já tem detergente, vazamos o primeiro alguidar e usamos a água do segundo para ensaboar.

Assim, tentamos reduzir ao mínimo o desperdício de água quando não lavamos na máquina.

Relembro ainda que ao usarmos detergentes o mais naturais possíveis, estamos a fazer com que a água que mandamos pela canalização, não fique repleta de químicos, que mais cedo ou mais tarde entrarão no nosso ecosistema. Portanto se puderem usem detergentes naturais ou mesmo apenas sabão.

3. Lavar o chão da cozinha

A cozinha é muitas vezes a divisão da casa que mais "patinhamos". Assim sendo, também é a que cá em casa merece ser limpa mais vezes. Para a limpeza da cozinha e também do resto da casa, usamos a água do duche, nomeadamente, aquela que colocamos no balde enquanto a água é aquecia.

Pode parecer que não, mas um balde de água poupado são 15 litros, ainda dá para limpar cerca de 2 a 3 divisões e a varanda, ou ir limpando a cozinha durante a semana.

Sei que pode parecer uma poupança reduzida, mas cada balde ainda são 15 litros. Ao longo do ano os valores vão somando e conseguimos poupanças substanciais. Mesmo que apenas se poupe um balde por semana, são poupados ao final do ano 780 litros...

Todos contribuímos para o sucesso de poupar água

Sei que já o disse anteriormente, mas volto a repetir porque acho muito importante, estarmos sensibilizados para o facto de que todos contamos, quando estamos a falar em poupar água. Muitas vezes achamos, que "eu sou só uma pessoa", como posso fazer a diferença! A verdade é que podemos e fazemos. Cada pessoa que contribui ativamente para poupar os nossos recursos naturais preciosos, faz uma diferença, por muito que não a percecione.

Apenas o facto de pouparmos água e divulgarmos quais as medidas que tomámos em nossa casa, pode levar outros a sentirem-se motivados a fazer o mesmo. Talvez não apliquem tudo, ou até apliquem de forma diferente, mas o importante é que comecem a tomar medidas para poupar água e outros recursos o quanto antes.

Muitas vezes esquecemos como uma boa campanha de marketing da resultados para além das nossas expectativas. Neste caso não é diferente. Para além do mais, a sensibilização individual nestes casos, tem um impacto bastante positivo. Portanto não penses que não fazes muito. Para além de poupares água, podes ainda incentivar a que outros o façam e isso é fantástico.

Dá uma ajuda ao meio ambiente e promove esta ação. Poupar hoje para termos um futuro amanhã.

 

Raquel

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/3-formas-de-poupar-agua-na-cozinha/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *