Web Hosting

7 Benefícios de um armário cápsula

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/7-beneficios-de-um-armario-capsula/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Olá a todos,

Como já devem ter percebido de posts anteriores, sou fã de um armário cápsula. A verdade, é que quem como eu experimentou, já não quer outra coisa. A facilidade e simplicidade na hora de vestir, superaram as minhas expectativas. No entanto não perdi o meu estilo, esse evoluiu, de uma forma talvez até inesperada. Caso ainda não tenham lido os meus outros posts sobre um guarda-roupa reduzido e um como criar um armário cápsula, aconselho a lerem os posts abaixo:

Hoje venho falar dos benefícios que um armário cápsula pode trazer, para quem nunca experimentou, e sobretudo tem medo de o fazer, por achar que pode não se adequar ao estilo de vida. Ou ainda, que o seu estilo é tão único, que o armário cápsula lhe rouba toda a versatilidade na hora de se arranjar. Mito, talvez, mas acho que o armário cápsula, consegue adaptar-se ao nosso estilo, ao invés de ser o contrário...

7 Benefícios de um armário cápsula

Iniciei a minha jornada de redução do meu guarda-roupa, há cerca de dois anos, passando por várias fazes, até à constituição de um armário cápsula à minha medida. Tenham sempre em conta que, apesar de tudo o que lêem dar uma solução para todos os nossos problemas, devemos sempre ajustar à vossa realidade. Somos todos seres diferentes, portanto o melhor para mim, quase de certeza, não será o melhor para vocês. Para os mais céticos e ainda não convencidos dos benefícios que um armário cápsula pode trazer, deixo mais um pouco da minha perspetiva e do que tenho aprendido tendo um armário cápsula. Apresento-vos então os 7 benefícios de um armário cápsula mais importantes para mim:

1. Apenas temos roupas que gostamos no nosso armário cápsula

Depois de retirarmos do nosso roupeiro tudo o que não corresponde ao nosso estilo, ficamos apenas com roupas que gostamos. Temos apenas que estar preparados, para tomar algum tempo e descobrir o que é o nosso estilo. Para podermos saber exactamente de que peças gostamos e quais as melhores aquisições a efetuar quando necessitarmos de substituir ou completar o nosso armário cápsula.

2. Menos roupa a ocupar espaço desnecessário

Quando fazemos uma limpeza e ficamos apenas com as roupas que gostamos, ficamos em média com cerca de 20% das peças, que na realidade já era a percentagem de peças que usávamos antes da redução. Está provado que na realidade apenas usamos 20% do nosso guarda-roupa, 80% do tempo. Assim sendo, ficarmos com 20% das peças é uma boa média, pois representa as peças que mais usávamos.

Original photo by Alexandra Gorn on Unsplash

Podemos agora ter as nossas peças arrumadas, de forma mais expedita. As nossas peças deixam de estar comprimidas num espaço minúsculo e passam a ter espaço suficiente para que nós as encontremos.

3. Menos dinheiro gasto em roupas (desnecessárias)

Quando temos no nosso armário apenas roupas que gostamos, tornamo-nos mais esquisitos quando vamos às compras. Começamos a fazer mais perguntas antes de gastarmos dinheiro em algo que não vamos realmente usar.

  • Será que é mesmo o meu estilo?
  • Será que necessito mesmo desta peça?
  • Será que tenho algo idêntico no meu armário?
  • É uma peça versátil, que possa usar em mais de uma ocasião?

Estas são algumas das perguntas que começamos a fazer instintivamente. Neste ponto, começamos a gastar muito menos, dado percebermos que temos o que necessitamos já disponível no nosso armário cápsula.

4. Menos horas despendidas em compras (desnecessárias)

Quando temos um guarda-roupa que gostamos, não temos necessidade de comprar mais peças, exceto se necessitarmos de alguma que não tenhamos ou quando as nossas se desgastam. Assim sendo, passaremos apenas a ter uma necessidade reduzida de passar tempo a efetuar compras. Para além de irmos às compras com um objetivo específico e não com a necessidade/vontade de passear pelas lojas.

Pode parecer que não, mas passamos a ter muito mais tempo para outras atividades, que anteriormente não tínhamos. Vale a pena pensar sobre isso.

5. Menos tempo despendido a escolher o que vestir

Sendo o nosso guarda-roupa constituído por menos peças, demoramos menos tempo a escolher o que vestir. Por exemplo, no meu caso, levo hoje em dia cerca de 2 minutos a escolher o que vestir. Antes era uma fita pegada! Pelo menos meia-hora a vestir e despir! Depois não gostava de nada e mudava tudo novamente...

Nunca encontrava nada, não me gostava de ver com nada e acabava por vestir sempre as mesmas coisas. Era irrelevante ter tanta roupa, se nunca vestia a maior parte das peças. Hoje em dia, não tem nada a ver!

6. Menos roupa de melhor qualidade

Quando gastamos menos em roupas, ficamos com a possibilidade de investir em peças de melhor qualidade. Quando compramos peças de melhor qualidade, estas não se estragam em uma ou duas estações, e compensam o investimento efetuado.

Portanto é uma questão de decidir o que queremos. Ao termos um guarda-roupa que gostamos, não necessitamos de muitas peças, assim sendo podemos optar por que sejam peças de qualidade, que nos vão acompanhar durante bastante tempo, fazendo com que não nos tenhamos que preocupar em substituir as peças com tanta frequência.

7. Ter um guarda-roupa mais ambientalmente sustentável

Muitas vezes esquecemos-mos, que ter um guarda-roupa reduzido ou cápsula não nos beneficia apenas a nós, mas também beneficia o meio ambiente. A quantidade de recursos naturais como água gastos para fazer uma camisola ou uns jeans são imensos. São necessários cerca de 2.500 litros de água para fazer uma camisa de algodão. Se ao invés de comprarmos 5 ou 6 que nunca vamos realmente usar comprarmos 1 ou 2 de boa qualidade, mas que durarão várias estações, estamos a contribuir para que não se desperdicem tantos recursos.

Podemos ainda ter em conta, os tecidos que são mais amigos do ambiente e que não consomem tanta água. Existem novos tecidos, incluindo reciclagem de tecidos e de plástico para novas peças de roupa e sapatos. Mas alguns dos tecidos mais conhecidos e que reduzem substancialmente o uso de recursos hídricos são:

  • lã orgânica
  • algodão orgânico
  • Seda orgânica
  • cânhamo
  • bambu

Cada vez mais existem lojas com roupas e calçado ecológico e sustentável, temos apenas que querer procurar um pouco. Nem sempre estão num centro comercial, temos que nos deslocar a outros sítios, mas vale a pena procurar.

 

Podemos através de um armário cápsula, retirar diversos benefícios para nós e para o meio ambiente. Independentemente do nosso estilo e da nossa visão do mundo todos podemos fazer algo positivo ao reavaliar a nossa forma de ver as situações. Espero que os benefícios de terem um guarda-roupa em cápsula vos tenha convencido, pelo menos a experimentar...

 

Raquel

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/7-beneficios-de-um-armario-capsula/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *