Web Hosting

Como posso reaproveitar o que já tenho?

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/como-posso-reaproveitar-o-que-ja-tenho/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Olá a todos,

Um dos temas que me envolve, tanto quanto o minimalismo, é a atenção que devemos dedicar ao ambiente e à sua proteção. A preservação dos nossos recursos naturais e a redução da produção de lixo, são temas, que não estando muitas vezes em voga como deveriam, devem ser abordados e discutidos, para que possamos melhorar as nossas práticas diárias.

A atenção, que cada um de nós dedica a este tema, é importante e vai certamente ajudar o nosso planeta.

Como tenho vindo a fazer, nalguns dos últimos posts, vou focar neste post, a minha atenção em mostrar-vos algumas formas, que temos de ajudar a preservar o meio ambiente através do reaproveitamento do que temos em casa, ao invés de comprar coisas novas, que não só contribuem para a poluição do planeta mas também para o esvaziar das nossas carteiras.

Apesar do minimalismo nos ajudar como podes ler em vários posts que escrevi sobre minimalismo:

Esta não é a única forma de preservar o meio ambiente e ser mais consciente dos recursos que temos disponíveis, se bem que estão a meu ver de certa forma interligados.

 

Reutilizar/reaproveitar é mais sustentável que reciclar

Hoje em dia muitas pessoas acham que reciclar chega para proteger o ambiente, essa falta de informação, pode levar a que não sejam tão ambientalmente consciente, quanto se poderia ser. Já se sabe que não basta reciclar hoje em dia, dado que nem tudo é reciclável e há muito desperdício.

Vamos tentar abordar aqui algumas formas de reaproveitar o que temos, sem comprarmos algo novo. O meio ambiente e a nossa carteira agradecem.

 

Quebrar com hábitos antigos

Para podermos começar a reutilizar e reaproveitar, temos primeiro que começar por quebrar com os nossos antigos hábitos. No mundo capitalista e consumista de hoje em dia, a primeira coisa que fazemos quando algo se estraga, não é arranjar, é de preferência comprar algo novo e deitar o antigo fora.

Nem todos o fazemos, mas já todos o fizemos em alguma altura! Só porque dava muito mais trabalho arranjar do que comprar, ou simplesmente queríamos algo mais "bonitinho"... aconteceu a todos algures na vida. Velhos hábitos que devíamos reconsiderar e alterar:

  • Ir às compras logo que algo se estraga
  • Comprar algo sem necessitar ou avaliar o que se tem em casa que possa servir para substituir
  • Não pensar sobre como arranjar o que se estragou
  • Não pensarmos em formas de reutilizar o que já não necessitamos
  • Não falarmos ou pesquisarmos sobre como reaproveitar ou reutilizar o que não necessitamos

Estes são apenas alguns dos hábitos que temos e não devíamos ter, se queremos viver num planeta sustentável.

Como posso reaproveitar o que já tenho

Original photo downloaded from Pixabay

SUBESCREVE A NEWSLETTER

Os dados recolhidos, apenas servirão para enviar a Newsletter, que poderás cancelar a qualquer momento.

Por favor aguarde

Obrigada por subescreveres a newsletter!

Espero estar à altura das tuas expectativas 🙂

Como posso reaproveitar o que já tenho?

Formas criativas para reaproveitar o que temos disponível

Posso dar-vos aqui algumas sugestões de como reutilizar/reaproveitar o que temos. Tenham sempre em conta que sou uma adepta de usar materiais recicláveis, apesar disso irei sempre dar sugestões, que se baseiam na reutilização de cartão, vidro e plásticos.

O plástico é algo que se não for reciclado, demora centenas de anos a ser degradado, assim sendo, sou adepta de tendo plástico em casa, dar-lhe uma segunda vida, pois é dos compostos mais poluentes para o ambiente que usamos.

 

1. Vamos reaproveitar Tupperwares sem tampa

Quantos de nós não usamos tupperwares de plástico em casa. Alguns de nós já os têm há muitos e muitos anos! Também todos nós já temos certamente bastantes tupperwares sem tampas... elas estragam-se quase sempre antes do resto. Partem-se e ficam inutilizadas para a sua atual função.

Podemos continuar a usar estes tupperwares, tanto como separadores de artigos:

  • no frigorífico separando os artigos para ser mais fácil retirá-los
  • na casa de banho para separar artigos dentro de móveis e gavetas
  • no quarto para separar joias e bijuterias que se encontrem dentro de gavetas

 

2. Como reaproveitar caixas de sapatos

Quantos de nós é que não guardamos em casa caixas de sapatos sobresselentes, às quais não damos na realidade nenhum uso, apenas estão lá, caso necessitemos delas.

Optarmos assim por reaproveitar o que já temos em casa, fazendo com que os custos desçam radicalmente. Podemos aproveitar aquela caixa de sapatos que não usamos para outro tipo de arrumação.

Cá em casa, costumamos usar as caixas de sapatos para guardar:

  • Roupas que não usamos como meias, cuecas, tops, entre outros
  • Material de escritório em excesso ou que não está a ser usado no momento
  • Rolos para o cabelo

Estas caixas, podem também ser usadas para armazenar outros artigos que lá caibam e que não tenha mencionado.

Muitas vezes o que fazemos, é forrar as caixas, para ficarem mais bonitas. Embora ultimamente, simplesmente tenho escolhido caixas que já não necessitem de ser embelezadas, coloco simplesmente uma etiqueta de identificação. Poupamos sempre algum, ao não comprarmos novas caixas.

 

3. Utilizar as caixas e meias caixas de cartão dos supermercados

Embora não tenhamos estas caixas ou meias caixas de cartão em casa, podemos recolhê-las facilmente nos supermercados. Estas podem ser usadas de diversas formas:

  • Como divisórias dos espaços, como por exemplo livros ou papeis. Colocando dentro das meias caixas temos um suporte para estes artigos que passam a vida a cair
  • Podemos usar as caixas inteiras como forma de armazenar roupas, sapatos, materiais de escritório, tintas, entre outros, tal como o fazemos com as caixas de sapatos. Única diferença é que estas caixas podem ter diversos tamanhos

 

Como manter as traças longe da roupa

Para quem está com medo das traças, por as caixas serem de cartão, não tenha. Basta colocar uns saquinhos com cravinho da índia nas caixas e as traças não se vão aproximar da roupa. É assim que fazemos há anos cá em casa, vais ver que se experimentares, não queres outra coisa.

 

Um pequeno grande passo para uma vida mais sustentável

Muitas vezes achamos, que estes pequenos atos não são relevantes, mas posso dizer-te que cada ato, que contribua para a sustentabilidade do nosso planeta, é importante. Apenas se começarmos a caminhar nesta direção, é que teremos um planeta onde possamos viver no futuro. Cada passo é importante e se não fazes tudo, não faz mal, tenta começar por fazer algo e com o tempo irás dar os próximos passos para proteger o meio ambiente.

Se estiveres interessado em saber mais dicas de como proteger o nosso meio ambiente, sugiro leres 3 Formas criativas de poupar água na casa de banho e 3 Formas de poupar água na cozinha, aqui vais ter algumas dicas de como poupar água nas divisões da casa onde mais gastamos este recurso tão escasso.

 

Raquel

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/como-posso-reaproveitar-o-que-ja-tenho/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *