Web Hosting

Será um armário cápsula o indicado para mim?

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/sera-um-armario-capsula-o-indicado-para-mim/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram


Olá a todos,

Sei que muitos de nós lêem ou ouvem sobre o armário cápsula, mas ao final do dia, têm um medo brutal de criar um. Porquê? Porque temos medo, que não seja o indicado para nós. Achamos que temos um estilo demasiado nosso, que não pode ser integrado num armário cápsula. Uma coisa tão pequena, com poucas peças de roupa/calçado e que ainda por cima se baseia em básicos, certamente não pode ser para mim!

Podemos sempre adequar um armário cápsula aos nossos estilos pessoais, a ideia dele é servir-nos e não sermos nós a serví-lo. Temos de aprender como o fazer e ser criativos ao fazê-lo. Mudar a forma de nos vermos e de vermos a nossa roupa e aceitarmos, que podemos fazer algo muito melhor e que nos vai deixar mais satisfeitas ao final do dia.

Só temos de fazer uma coisa! Sabem o que é? Simples, basta experimentar. Podes consultar os 7 Benefícios de um armário cápsula, pode ser que te ajude a ver o armário cápsula como uma vantagem ao invés de um tormento e te deixe mais motivado para começar um.

 

Será um armário cápsula o indicado para mim?

1. Tenho o meu estilo muito próprio

Muitos de nós achamos que temos um estilo muito próprio e portanto este "armário cápsula, nunca se irá adaptar ao nosso estilo. Mas sabem que mais, a verdade é que também já achei isso, achei que a minha personalidade gigante não ia caber num guarda-roupa tão minúsculo! Só que a verdade é bem diferente, a verdade é que o armário cápsula não limitou o meu estilo, ele ajudou a defini-lo melhor.

Quando passamos de um guarda-roupa de 1.000 peças para um com cerca de 130 peças, começamos a pensar muito bem sobre o que realmente gostamos. A verdade é que tudo o que saiu do meu armário, não tenho pena, não tenho saudades e sobretudo, não senti falta.

O que passei a avaliar melhor, foi o meu próprio estilo, o que é que eu realmente gosto e uso, deixei de me deslumbrar com tudo o que existe na loja! Para me concentrar em comprar aquilo que sei que vou usar. Com o armário cápsula passei a usar mais o meu estilo do que antes. Antes usava uma mistura de coisas que estavam nas lojas, com as quais nunca tinha tudo a combinar e nunca estava satisfeita.

Será um armário cápsula o indicado para mim

Original photo by Heather Schwartz on Unsplash

SUBESCREVE A NEWSLETTER

Os dados recolhidos, apenas servirão para enviar a Newsletter, que poderás cancelar a qualquer momento.

Por favor aguarde

Obrigada por subescreveres a newsletter!

Espero estar à altura das tuas expectativas 🙂

 

O post Um passo gigantesco para um guarda-roupa reduzido pode ser uma ajuda se estas a dar os teus primeiros passos e precisas de ajuda a encontrar o teu estilo e uma forma de reduzires o teu armário, de forma menos drástica e definitiva do que com um armário cápsula.

 

2. Considero-me uma fashionista

Se te consideras uma fashionista, fico muito feliz, deves perceber imenso sobre roupas, tecidos e toda uma série de coisas que nós mulheres adoramos. Pergunto-te então, o que é que seres uma fashionista te impede de teres um armário cápsula?

Na minha opinião podemos estar na vanguarda com muito pouco. Elegância e bom gosto muitas vezes sobrepõem-se à moda, que hoje em dia é como o fast food, só que é fast fashion. Deixámos de procurar artigos únicos e versáteis, trocando muitas vezes por artigos ou de menos qualidade ou que seguem as tendências.

Uma fashionista, devia saber melhor que ninguém fazer muito com muito pouco. Reutilizar, revitalizar e alterar o que tem e transformar em algo completamente novo. Portanto para mim uma fashionista devia ser primariamente um exemplo a seguir, não necessita de fast fashion, pois o seu sentido de estética e adaptabilidade do que tem, sobrepõem-se a tudo o resto.

Se te consideras uma fashionista, porque não usas o que tens? Modifica, altera, revitaliza e reutiliza, mostrando que a moda somos nós que a fazemos e não necessitamos de muito para o fazer.

 

3. Gosto de comprar roupa da moda

Podemos ter um guarda-roupa em cápsula e continuar na moda. Pessoalmente não é o meu estilo, mas a verdade é que é possível. Existem duas formas de o fazer bem diferentes:

Roupas de tendências 20%

Muitos bloggers falam de termos um armário cápsula composto por 80% de roupas que adoramos e utilizamos por várias estações, constituídos por roupas básicas e outras menos básicas, mas de elevada qualidade e durabilidade. Outra parte do nosso armário cápsula composto por 20% de roupas da moda, ou seja as tendências, roupas mais em conta e com qualidade inferior, mas que com elevada probabilidade não utilizaremos nas próximas estações, por passarem de moda.

Tem as suas vantagens, certamente. Quem não compra uma peça que represente uma tendência. Não serei certamente eu a atirar a primeira pedra! Realmente o que acontece é que como apenas 20% das nossas peças são de tendência, não gastamos tanto, como quando todas as nossas peças, são peças desgarradas, que não combinam com nada e representam praticamente 80% do nosso armário.

Não sendo a minha versão favorita, tenho que admitir que esta solução se adapta a muitas pessoas com relutância em ter um armário cápsula mais estático e aumenta o nível de sustentabilidade do mesmo.

Revitalizar e reutilizar

Para quem gosta de estar na moda e mudar de peças, há outra solução para além de comprar novas peças todas as estações! Podemos revitalizar e reutilizar as nossas próprias roupas:

  • roupas que tenham um pequeno buraco
  • roupas em perfeito estado das quais já nos cansámos

 

Hoje em dia a facilidade de alterarmos as nossas roupas com recurso a diversas técnicas simples, tal como colocação de:

  • rendas
  • apliques
  • lantejoulas
  • adicionar outros tecidos

Eis como ficaram os meus tops básicos, que tinham sido presenteados com umas unhadas da minha gatinha:

 

Elaborar estas alterações pode parecer difícil, mas com um pouco de prática faz-se num instante. Acabamos por prolongar a vida útil das nossa peças, alterando-as de forma a termos algo diferente, novo e que nos volta a dizer algo.

Quando estes tops se estragarem de vez, retira-se o que se colocou e pode voltar a utilizar-se noutra peça mais tarde. Para minha felicidade, esta também é uma forma bastante sustentável de termos peças novas sem investir muito, nem desperdiçar recursos adicionais.

Se estiveres interessado em ler mais sobre como como fazer um armário cápsula, sugiro a Um armário cápsula em 3 simples passos, vais ver que é uma aventura e tanto.

 

Raquel

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/sera-um-armario-capsula-o-indicado-para-mim/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *