Web Hosting

Um armário cápsula em 3 simples passos

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/um-armario-capsula-em-3-simples-passos/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Olá a todos,

Depois de ter escrito um post sobre Um passo gigantesco para um guarda-roupa reduzido vou agora falar-vos sobre o armário cápsula, que têm estado bastante em voga e cada vez mais pessoas aderem a ele. Não penso que seja apenas uma tendência, mas sim, mais um ajuste que estamos a fazer, para termos um estilo de vida mais simples. Vamos ser sinceros, quem não necessita disso hoje em dia!

O armário cápsula é apenas uma forma de simplificar o nosso dia-a-dia. Assim libertamos-nos de decisões diárias, que não são exactamente muito relevantes para nós, para termos mais tempo para o que realmente interessa.

Um armário cápsula em 3 simples passos

A verdade é que ter um armário cápsula não acontece de um dia para o outro. Temos que nos mentalizar que isto é um processo e como tal, pode ser algo demorado, dependendo de como o queremos efetuar. Eu pessoalmente uso um armário cápsula, dado facilitar-me a vida e tornar mais racional e sustentáveis os gastos em roupa/calçado. Comecei com um armário cápsula para cada estação, perfazendo 4 ao fim do ano. Hoje em dia apenas tenho um para todo o ano.

Com o passar do tempo, fui-me apercebendo de que não me fazia sentido ter 4 guarda-roupas em cápsula ao final do ano, até porque muitas das peças se sobreponham em várias estações. Optei então por fazer um armário cápsula anual, cujo número de peças (casacos, partes de cima, partes de baixo, vestidos, macacões e sapatos) se encontra num intervalo de 65 a 75 peças.

A verdade é que um armário cápsula para todo o ano não dá para toda a gente, por isso, cada um tem que adaptar um pouco as regras e sugestões dadas às suas necessidades.

Original photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

1. O que temos que ter em conta antes de iniciar um armário cápsula?

Antes de iniciar um armário cápsula, devemos ter em conta especialmente o clima do sítio onde moramos. Dependendo se moramos no Equador onde as estações propriamente não mudam, em Portugal onde faz sol grande parte do ano ou na Noruega onde faz frio durante muitos meses, vamos ter armários cápsula bastante diferentes.

Temos que adequar o nosso armário cápsula não só ao clima, mas também e principalmente ao nosso estilo de vida. Dantes passava 70% do meu tempo no escritório, agora passo 60% em casa. As minhas necessidades ao nível da roupa mudaram. O meu armário cápsula, terá que refletir isso, ou arrisco-me a ficar sem roupa adequada para vestir!

Se criarmos o nosso armário cápsula com base no estilo de vida que queremos ter ao invés do que temos, iremos ter quantidades de roupa desadequadas para o nosso dia-a-dia. Assim sendo, peço que pensem bem onde gastam o tempo e o que usam. No início cheguei a usar uma folha disponibilizada pela Un-fancy: Free wardrobe planner. Vale a pena dar uma vista de olhos e analisar, onde gastamos o nosso tempo, para termos uma noção de que tipo de roupa necessitamos.

2. Como fazer o meu armário cápsula?

a) Selecionar a roupa que queremos

Quando se pesquisa na internet, existem vários modelos de como efetuar um armário cápsula. Aqui vou descrever como comecei o meu, decorrente de vários textos que li e adaptei ao que ia de encontro à forma como o queria fazer. Não comecei logo com a ideia de um armário cápsula, mas sim de reduzir tudo o que não necessitava ou não gostava.

Descrevo no post Um passo gigantesco para um guarda-roupa reduzido detalhadamente como reduzi o meu guarda-roupa. Apenas após ter reduzido o guarda-roupa, é que comecei a pensar no meu armário cápsula. Assim sendo aconselho a quem ainda não o leu, a ler o post referido, dado neste post referir igualmente outros blogs onde se efetuam armários cápsula, de forma diferente da minha. Vale a pena dar uma olhadela para terem também outras perspetivas.

b) Definir o que vamos usar na próxima estação

Depois de reduzido o meu guarda-roupa, selecionei as peças que achava adequadas para a estação que iria iniciar, não esquecendo das peças de transição entre estações, que devem igualmente ser incluídas para uma transição sem passarmos frio nem calor. As restantes coloquei ou guardadas em caixas, ou num roupeiro diferente do que continha as peças que iria usar. Assim, tive a oportunidade de testar o meu armário cápsula.

c) Criamos as nossas regras

Ao contrário de muitas pessoas, não criei regras demasiado rígidas. Caso visse que vestia e despia uma determinada peça sem na realidade a usar, olhava novamente para ela e avaliava se se enquadrava no meu estilo pessoal. Se não se enquadrasse, doava ou vendia, substituindo por outra peça, das que tinha ou na caixa de "Artigos que não tenho a certeza se quero ficar com eles ou não" (Artigos da caixa talvez) ou atualmente nas roupas de backup (roupas que não estão a uso mas que gosto e portanto não me desfiz delas). Muitas vezes optava por substituir por peças da caixa do talvez, para que fosse analisando as mesmas ao longo da estação e reduzindo o conteúdo da caixa ao mesmo tempo.

Muitas pessoas optam por durante uma estação não alterarem o seu armário cápsula ou poderem apenas completá-lo com peças adicionais no início da estação. São opções, mas que acabam por limitar por vezes de forma desnecessária.

Pensa bem sobre que regras queres adotar, sempre que vires que já não servem os teus propósitos, podes sempre alterá-las.

3. O que não usamos, mas gostamos, guardamos para o nosso armário cápsula futuro

A vantagem dos armários cápsula é o número reduzido de peças que temos por estação. Isto permite-nos usar bastante as peças e reduzir o número de escolhas diárias. Assim sendo, sugiro que por estação, o vosso número de peças se mantenha entre as 30 e as 37. Obviamente podem ter mais! Eu comecei com 50 peças por estação, até que percebi, que era claramente excessivo e acabei por reduzir para cerca de 33 por estação. Agora são entre 65 e 75 peças para um armário cápsula anual!

Se não usam, mas gostam das peças, guardem como backup, para quando as atuais se estragarem, vão poupar dinheiro, tempo e o próprio ambiente. Se forem como eu terão roupa para substituir a vossa atual durante mais de dois anos...

O que é afinal o armário cápsula?

O armário cápsula, é mais do que apenas uma moda! É uma forma mais sustentável de viver a nossa vida, preservando o nosso dinheiro e o meio ambiente. É uma forma de nos consciencializar dos excessos da nossa sociedade e dos nossos próprios excessos. Começamos apenas com um armário cápsula, mas acabamos com muito mais, com uma muitas vezes profunda alteração de consciência.

Quando começamos a viver com um armário cápsula, começamos a perceber de quão pouco necessitamos para vivermos. Podemos agora concentrar a nossa energia, antes despendida em compras, noutras atividades mais importantes para nós. Afinal, a nossa vida é para vivermos e aproveitarmos ao máximo!

 

Raquel

Pinterest
Pinterest
Google+
https://changingmyselffirst.com/um-armario-capsula-em-3-simples-passos/
Twitter
Facebook
LinkedIn
Instagram

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *